quinta-feira, 25 de agosto de 2011

A Deusa Tríplice

Fonte: (Todas as Deusas do Mundo – Por Claudiney Prieto)

Para nós Wiccanianos a Deusa é tríplice e ao mesmo tempo uma única Divindade.
Algumas vezes ela pode se manifestar com o sussurro dos ventos, Está dentro e fora de Nós. Pode estabelecer comunicação conosco por meio de nossos pensamentos, atitudes e Palavras, gestos. Ela pode comunicar-se conosco por uma manchete no Jornal, pela palavra doce e repressiva de um amigo, pelo sorriso de uma Criança ou pelo cruzar de um pássaro nos Céus. Outras vezes ela não se comunica conosco por nenhuma dessas formas, mas pelos sentimentos. Podemos sentir sua presença e amor quando estamos tristes. Ela pode confortar nosso coração quando passamos por problemas. Sempre está por perto nos mostrando que somos parte de tudo.
Na Wicca, a Deusa carrega em si a triplicidade de Donzela, Mãe e Anciã. Ela representa os aspectos da vida que todas as mulheres passarão um dia.

A DONZELA:  O desabrochar da Vida
Também chamada de Virgem, filha ou Jovem, a “Sagrada Virgem” Está relacionada  à primavera  assim sendo o momento dos novos inícios, do começo.
Ela é representada por uma donzela por volta dos seus 20 anos. Sua cor sagrada é o branco, a cor da pureza, da neve que degela dando passagem à primavera, tempo assim de celebrar a Donzela. Ela está associada à Lua crescente e algumas vezes à nova.
Alguns exemplos de Deusas Donzelas:
*Diana, Atena, Aine, Afrodite, Ártemis,Ariadne...

MÃE: A Fertilizadora e Mantenedora
O segundo aspecto da Deusa é a Mãe, também chamada de Amiga, Amante, Guerreira ou irmã. Ela é considerada a Grande Mãe, a Mãe Natureza, Criadora da Vida.
A cor sagrada da face Mãe da Deusa é o vermelho, a cor do Sangue que gera e doa a vida. A face lunar associada a ela é a cheia. Ela é simbolizada pelo Verão.
Alguns exemplos de Deusas Mãe são:
Deméter, Ísis, Gaia, Brigit, Hera, Danu...

A ANCIÃ: Conhecedora dos Mistérios
O terceiro aspecto da Deusa é a Anciã, também chamada de Velha, Avó, Parteira e Sábia. Ela talvez tenha se tornado o aspecto mais temido da Deusa, principalmente porque uma das suas funções é a morte. Mas aqueles que conhecem os mistérios da Deusa sabem que a morte é apenas um ciclo de transição, por isso não a temem. Ela é associada ao inverno, um período de transformações. Sua cor sagrada é o preto e sua fase lunar é a minguante.
Alguns exemplos de Deusas Anciãs são:
Hécate, Ceridwen, Macha, Morrigu, Kali...

A DEUSA NEGRA – A face esquecida e temida da Mãe
Esse é o aspecto mais misterioso, violento e temperamental. A Deusa Negra atua como destruidora, a que traz a morte. Mesmo sendo pouco compreendido, o trabalho com a face negra da Deusa é importantíssimo para o entendimento da própria Religião da Deusa. Ela é a contraparte do aspecto doador de vida da Deusa. Traz a morte, porque sem a morte não há fertilização. É destruidora, porque sem destruição não a crescimento. Ela nos ajuda a buscar o propósito de nossa vida.
A cor sagrada da Deusa Negra é o preto. Sua Lua Sagrada é a Negra, aspecto Lunar que ocorre de três dias antes da entrada oficial da Lua Nova.
Alguns exemplos de Deusas Negras:
Lilith, Kali, Baba yaga...

Nenhum comentário:

Postar um comentário