A espiritualidade feminina é uma das mais ricas e mais dinâmicas forças no Paganismo moderno. As mulheres são respeitadas em todas as tradições pagãs e têm enriquecido o Paganismo com uma poderosa visão da Deusa – o aspecto feminino da Divindade por tanto tempo ignorado. No Paganismo, mulheres são Sacerdotisas completas, fortes e orgulhosas, com suas próprias visões espirituais.
Além de trabalhar nas várias tradições do Paganismo, as mulheres estabeleceram suas próprias tradições. Essas tradições possuem muitas formas e são, com freqüência, profundamente interligadas às aspirações do movimento feminista. Ao buscar inspiração na imagem da Deusa, as mulheres exploram os mistérios femininos. Para algumas, isso envolve a negação de tudo que é visto como patriarcal; para outras, é um chamado espiritual para quebrar as correntes do condicionamento imposto pelos estereótipos sociais em relação às mulheres. Essas mulheres consideram estar reivindicando ou criando uma nova compreensão do que seja ser mulher. Elas exploram as mitologias do mundo para descobrir o significado mais profundo da condição feminina. Procuram trazer suas descobertas à tona em suas próprias vidas, compartilhando esse conhecimento recém-descoberto através de mitos, canções, danças e, quando necessário, de ação política.
Tradições femininas são muitas vezes ecléticas e possuem uma estrutura frágil. Tendem a ser bastante criativas com muitos elementos espontâneos. Algumas tradições femininas são modeladas com base na prática Wicca, utilizando rituais e celebrando festivais sazonais de modo similar. Outros grupos são mais xamanísticos. Outras combinam aspectos de diferentes tradições para criar caminhos novos e únicos.
Tradições femininas têm uma visão particularmente vigorosa da Terra como sendo a Deusa, estando profundamente envolvidas em zelar por ela e protegê-la de exploração pela civilização moderna. Estão preocupadas com a cura da Terra e com a cura da imagem das mulheres
FONTE: POIRA COSMICA
Nenhum comentário:
Postar um comentário